domingo, 26 de julho de 2009

Mp3, Amor e Pimenta

É curioso demais ver que uma música instrumental componente do disco "Yellow Submarine", cuja trilha traz as músicas executadas no longa de animação homônimo, acabou indo parar numa grande engrenagem da indústria brasileira do entretenimento, uma novela. "Pantanal", da extinta Rede Manchete. A música foi composta, orquestrada e arranjada por Sir George Martin, e era parte de uma suíte muito bacaninha do final do disco. O mais curioso de tudo é que "Pantanal" me apresentou à faixa, antes do disco. Eu não tinha muitos motivos bons para ver esta pérola da teledramaturgia nacional, além do belo festival de seios nus que muito me agradavam e que a novela fornecia abundantemente. Mas, quanto à música, nada mal estar ali. Ela entrava sempre nas belas tomadas aéreas do pantanal mato-grossense, rios, tuiuiús, canoas. Grande sacada remetê-la à contemplação, evocar a plenitude, pensamentos dourados brotando, essas coisas. Isso me faz lembrar das cenas que aparecem na minha cabeça quando ouço certas músicas. Isso tem acontecido muito com um tributo bluegrass ao Hendrix que tenho ouvido bastante. Baixo, violões, banjos, bandolins, steel guitar, gaitas. "Crosstown Traffic" bluegrass traz cenas de fugas à pé por ruas movimentadíssimas. Já a versão de "All along the watchtower" aponta mais pra uma fuga automobilística, com algum dinheiro entocado, um lance mais "Bande à Part". É como quando escutamos "The burning of the midnight lamp" com o Clapton. Há amor ali.

Nenhum comentário: