quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cháchá, voando baixo

Chachá ajeitou os cabelos num penteado aerodinâmico que deixava os fios todos correndo para trás. Era envergado por um smoking preto alugado por ele mesmo em pessoa na tinturaria do Chino. Chachá acabara de ser promovido à mestre-de-cerimônias-mirabolantes e esta seria sua primeira apresentação em seu novo cargo. Os maiores executivos da empresa estariam no evento; em sua maioria – e eram a minoria, quatro apenas – sessentões com seus ventres provincianos esticados e reluzentes, tantas e tamanhas eram as iguarias que eles confrontavam em seus pratos, diariamente. Chachá contava com mais profunda e devotada admiração de cada um de seus superiores, e tratava com muito afinco de preservar essa estima que lhe era dedicada. Não podemos dizer que Chachá estrapolava ao direcionar, sem medida alguma de intensidade, suas opiniões mais afetuosas sempre alinhadas com perfeição às frases que os sexagenários cheios do tutu arrotavam. Seria desumano se empregássemos o termo “bajular” à estas constantes atitudes de bom tom social que Chachá desfilava com maestria. Sendo assim, imerso na sua própria piscininha portátil de auto-confiança e armado com lisonjas afiadas que deixariam os testículos de um urso lisos como o calvo crânio de Mr. Majestade, o mais calvo dos ricos velhinhos calvos.
E Chachá brilhou naquela noite: disse tudo que pretendia com desenvoltura, saiu do script e agradou, improvisou e arrancou aplausos, enfim, incendiou todos os presentes com suas habilidades retóricas e desceu ovacionado por cada convidado, garçom e tias da cozinha. Acenava, respirava cada cêntimo daquela adoração sincera, que, em termos gerais foi bem sincera sim, sem reclamações quanto à isso.
Madrugada já se insinuando, taças pela metade cochilando na beirada das mesas e Chachá guiando pra bem longe dali, olhos pregados nas curvas e nas ultrapassagens, mas sem deixar de sonhar com a vida que ele sabe que não tem.
Corra, Chachá.

Um comentário:

Natália A. disse...

Atéee que enfim resolveu postar..:)
Deveria escrever mais!

Um beijo.